Com modernidade técnica herdada de modelos de sucesso, como CRF 250F e XRE 300 Sahara, a nova representante trail da marca visa atender ao público que busca por versatilidade e robustez on-off road.
O resgate de nomes de sucesso já é uma tradição de décadas na Honda. Para além do aspecto mercadológico, tal prática visa propor motocicletas dentro de conceitos que se revelaram determinantes no passado com o melhor da tecnologia atual. Deste modo, a Honda atende plenamente os anseios dos mais exigentes motociclistas e os conecta a um espírito de sucesso permeado à forte tradição.
Uma rápida olhada pelo retrovisor exalta como grande exemplo a Africa Twin: surgida na virada dos anos 1980-1990, o modelo imediatamente se colocou como referência máxima em seu segmento. Uma década atrás, a Africa Twin ressurgiu evidenciando esta estratégia da Honda, uma inteligente simbiose entre as tecnologias mais atuais e conceitos de comprovada eficiência.
Mais recentemente, a Honda XRE 300 Sahara seguiu esta trilha de sucesso, que se repete agora com a XR 300L Tornado. Nome sonoro com passado brilhante, remetendo ao modelo dos anos 2000. A eficiência, solidez e adequação à proposta de motocicleta versátil, capaz de encarar trilhas e ser utilizada no dia a dia deu à Tornado pioneira um consenso favorável, que perdura até os dias de hoje.
A nova XR 300L Tornado nasce, portanto, sob o signo de sucesso. Sua formulação técnica permite enxergar grande receptividade pois une elementos de comprovada eficiência dinâmica como o chassi derivado da CRF 250F, off-road puro-sangue, cuja especificação técnica a levou a vitórias nas mais exigentes competições off-road, assim como elementos derivados da versátil XRE 300 Sahara, uma efetiva motocicleta multiuso que já conquistou o reconhecimento dos usuários.
Generalidades do modelo
O projeto da nova XR 300L Tornado teve como objetivo ampliar atual oferta do segmento on-off do mercado brasileiro e, como mencionado anteriormente, aliar a tecnologia mais atual a características originalmente presentes no modelo do qual resgata o nome.
A escolha de um chassi derivado da Honda CRF 250F representa uma evidente opção por robustez e eficiência ciclística, características intrínsecas das Tornado desde sempre. Tal estrutura tubular de aço, superdimensionada, se une a componentes de alta especificação técnica como suspensões de longo curso, rodas raiadas com aro de alumínio 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, que junto à pneus e freios forma um conjunto ciclístico que satisfará plenamente às exigências da utilização off-road.
O motor é outro componente de destaque na “receita” da nova XR 300L Tornado. A versão que equipa a Sahara 300 recebeu ajustes pontuais para exaltar a performance da novidade, visando atender ao seu específico tipo de utilização.
Comparativamente à XR 250 Tornado, o motor atual, que atende plenamente as normas do PROMOT 5, oferece ganho de cerca 7% na potência máxima e 14% em torque máximo. Tais cifras exaltam o progresso em termos de desempenho tendo em vista as atuais restrições relacionadas a emissão de poluentes, bem mais exigentes do que no início dos anos 2000, quando a Tornado pioneira chegou ao mercado. A transmissão conta com um câmbio de seis velocidades.
Outro aspecto de grande importância na XR 300L Tornado foi o cuidado com a ergonomia. Este item ganha relevância pela necessidade de atender a um padrão de utilização que satisfaça a diversos usuários, os que desejam desfrutar a competência do modelo no off-road e aqueles que farão uso urbano. Todavia, a missão de buscar o equilíbrio entre uma posição de pilotagem “off” e aquela exigida em utilização normal resultou em um compromisso equilibrado, que atenderá a um amplo leque de motociclistas.
O design da nova Tornado atende ao conceito pelo qual a forma deve atender à função. Deste modo, a presença do banco plano, cuja parte anterior avança sobre o tanque, evidencia o caráter fora de estrada. Idem sobre as partes plásticas, com laterais que facilitam a movimentação do piloto e a solução do tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas, com amplas aletas laterais. O mesmo vale para justificar a opção pelo para-lama elevado e farol e lanterna traseira minimalistas. O painel exclusivo é outro elemento que alia a totalidade de informações sobre funcionamento e gestão da motocicleta com a resistência a eventuais impactos em uso extremo.
A Honda XR 300L Tornado preencherá uma importante lacuna no mercado brasileiro de motocicletas, que no arco de duas décadas desde o lançamento da Tornado pioneira, evoluiu em termos de oferta de modelos e segmentação. Atenta a este cenário, a líder do mercado mundial e nacional completa agora seu lineup oferecendo a pura off-road CRF 250L, a multiuso Sahara 300 e, agora, a genuína on-off XR 300L Tornado.
Características principais
O design da Honda XR 300L Tornado se destaca pela efetiva raiz off-road, evidenciada pela escolha da sigla “XR”, que desde meados dos anos 1970 batizou modelos que aliavam eficácia, simplicidade e vocação para uso off-road. A novidade XR 300L Tornado evidencia esta herança através de características estéticas, como a linha plana do assento que invade a parte posterior do reservatório de combustível assim como pelas generosas aletas laterais plásticas, que protegem o tanque de metal de eventuais danos em uso off-road.
O caráter agressivo aplicado às formas e grafismos da XR 300L Tornado resulta em uma inegável harmonia, um aspecto estético atemporal mas definitivamente moderno e impactante. Elementos como o conjunto ótico frontal e sua essencial carenagem, o para-lama elevado, a rabeta essencial alinhada ao plano posterior do banco e a ponteira de escape, aderente ao corpo da motocicleta, expõem nitidamente o caráter de modelo on-off.
Neste contexto, merece destaque o posicionamento das pedaleiras e também a altura do banco em relação ao solo, de 890 mm, assim como a elevada distância livre do solo, de nada menos que 268 mm, medidas de referência em seu segmento e garantia de efetividade em uso extremo. Mesma filosofia se evidencia pela escolha de aros com predisposição para travas de pneu, equipamento específico para uso off-road.
No que pese a marcante vocação para o fora de estrada, a XR 300L Tornado não perdeu de vista a vocação para uma utilização mais ampla. Sua principal característica é a versatilidade e facilidade de uso, que tem como aliado importante o painel inédito. O display 100% digital tem indicador de marcha, marcador de nível do combustível, conta-giros, hodômetros total e parcial (A e B) e indicador de consumo médio e instantâneo, além de cinco níveis de controle de luminosidade.
Ao eventual passageiro, a XR 300L Tornado reserva uma ampla porção de assento ladeada de robustas alças de aço com revestimento de borracha para apoio das mãos, que em caso de uso solo podem ser utilizadas para amarração de bagagem. Tais alças são também adequadas para a movimentação da motocicleta em manobras ou em situações típicas do uso off-road.
Um aspecto importante que diferencia a XR 300L Tornado da Sahara 300 é a existência das coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira. Tais componentes cumprem importante papel prático, protegendo a superfície das bengalas da poeira e pedras em uso off-road, como são elementos estéticos importantes, acrescentando robustez ao conjunto frontal. O mesmo cabe dizer sobre a escolha do preto para a pintura dos aros e da porção inferior das bengalas e balança de suspensão traseira.
O reservatório de combustível está protegido por abas laterais e um invólucro plástico superior, no qual se encontra a tampa tipo aeronáutico dotada de chave. A capacidade é de 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção com o assento facilita a necessária movimentação do piloto em pilotagem off-road.
Motor
A Honda XR 300L Tornado se vale do mesmo motor que equipa a Sahara 300. Trata-se do moderno monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5 cm3, cuja arquitetura privilegia o torque em baixas e médias rotações. Em virtude de alterações na caixa do filtro de ar, a potência máxima usando etanol é de 24,8 cv (24,3 cv com gasolina). o que representa diferença na ordem de 0,4 cv em relação ao motor que equipa a Sahara 300. Todavia, o torque máximo de 2,74 kgf.m (com etanol, 2,7 kgf.m com gasolina) foi mantido, e surge em regime levemente inferior de rotação.
A curva de torque que privilegia baixas rotações se traduz em um motor mais elástico, cuja entrega de torque consistente é característica especialmente adequada ao uso off-road, mas que também oferece vantagens no uso urbano por exigir menos trocas de marcha. Outro diferencial em relação à Sahara 300 é a relação da transmissão final: a XR 300L Tornado tem um conjunto coroa/pinhão 14/39 dentes enquanto a Sahara se vale de um conjunto 14/40 dentes, diferença que visa equalizar o desempenho mesmo havendo leve diferença na potência máxima destes modelos. Quanto as relações das seis marchas, não houve nenhuma alteração.
A embreagem é do tipo assistido deslizante, que proporciona pequeno esforço no acionamento da alavanca e segurança nas reduções de marchas mais extremas, umavez que o sistema limita uma eventual perda de aderência da roda traseira e consequente desestabilização. Assim como a Sahara 300, a XR 300L Tornado tem radiador de óleo, cujo posicionamento garante integridade ao componente em eventual tombo, comum na prática do off-road, como favorece a estabilidade térmica, o que amplia a durabilidade do motor.
A alimentação da XR 300L Tornado está a cargo do sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite abastecimento com gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motor da nova Tornado atende amplamente as exigências da legislação PROMOT 5.
Ciclística
A opção pelo chassi derivado da Honda CRF 250F, especificamente destinada para a competições off-road, diz muito sobre a intenção dos projetistas de dar a XR 300L Tornado um desempenho plenamente adequado às escapadas em estradas de terra.
O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona a devida resistência em uso extremo, além de oferecer agilidade e facilidade de pilotagem, inclusive para usuários sem grande experiência no off-road. Ao mesmo tempo, a estrutura se mostra competente no uso do dia a dia e em eventuais viagens rodoviárias, sem que a presença de bagagem e/ou passageiro afete as características de dirigibilidade.
Tendo em vista uma proposta mais fora de estrada da XR 300L Tornado ante a Sahara 300, medidas fundamentais da geometria, o cáster e o trail, foram alteradas. A mudança é mínima no cáster – 25º59’ na XR 300L Tornado enquanto na Sahara 300 tal medida é de 26º00’ –, enquanto o trail passou de 98 mm na Sahara para 123 mm na XR 300L Tornado. Na prática, estes números evidenciam a opção por mudanças de direção mais rápidas na Tornado e privilégio da estabilidade direcional em velocidades elevadas na Sahara 300.
Quanto às suspensões, a XR 300L Tornado tem um garfo dianteiro telescópico, com tubos de 41 mmØ e 245 mm de curso na roda, com aro de alumínio de 21 polegadas calçado com pneu medida 90/90. Na traseira, a suspensão Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado à balança de alumínio. O curso é de 227 mm (2 mm a mais que na Sahara 300). O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. A XR 300L Tornado está equipada com os novos pneus Metzeler Karoo Street, com desempenho adequado ao uso tanto no asfalto como em vias de terra.
A frenagem da XR 300L Tornado conta com sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais, com disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico. O peso a seco é da Honda XR 300L Tornado é de 143 kg.
Cores e garantia
As Honda XR 300L Tornado estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de agosto. A opção de cores disponiveis é avermelha, já a garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.