O invejável histórico de sucesso da Bros é resultado de uma perfeita adequação de sua proposta à realidade brasileira. Desde o início de sua produção, no início de 2003, a ágil trail conciliou robustez com economia, e uma grande capacidade de encarar caminhos de qualquer tipo.A NXR Bros teve versões de 125 cc, 150 cc e, há praticamente uma década, a versão atual, equipada com o moderno motor de 160 cc. Em todas, um denominador em comum: a mecânica derivada da Honda CG. Tal fator definiu certamente a escolha da NXR Bros por muitos dos fãs da CG, desejosos por agregar à robustez e economia da Honda best-seller características típicas das trail, como as suspensões de maior curso e uma dirigibilidade melhor em terrenos ruins.
Enfim, a NXR Bros fez história, e alcançou recentemente a impressionante cifra de mais de 3 milhões de unidades produzidas, marco que merece ser comemorado. Para tal, nada melhor do que uma novíssima NXR 160 Bros. Aliás, novas, pois agora serão duas as Bros disponíveis: a versão dotada de frenagem CBS e a equipada com frenagem ABS.
A evolução técnica do modelo atual veio acompanhada de uma completa modernização no visual e inúmeros aperfeiçoamentos técnicos, que preservam plenamente o “espírito Bros”, feito de muita versatilidade e indiscutível resistência.
Mais moderna, mais competente e sempre parceira para diversos tipos de usos, as Honda NXR 160 Bros 2025 representam uma nova página de uma história de sucesso. O preceito de atender as necessidades de motociclistas da cidade e do campo para uso no trabalho, transporte ou lazer está plenamente preservado nas NXR Bros 2025.
Generalidades do modelo
O principal objetivo determinado para a nova geração a NXR 160 Bros foi oferecer uma marcante evolução estética acompanhada de pontuais ajustes técnicos. No processo que precede as decisões tomadas pelas diversas áreas da Honda – industrial, comercial e marketing –, a voz dos clientes é preponderante, algo natural em uma empresa cujo princípio é e sempre foi a busca da excelência.
No trabalho conduzido pelo time de pesquisas da marca (Monozukuri Center (Mono-C), o “braço” onde técnicos e designers interpretam as preferências dos clientes Honda e as tendências de mercado, verificou-se que a NXR Bros atendia plenamente os anseios de seus usuários do ponto de vista dinâmico. No entanto, a necessidade de tornar o modelo mais atraente, modernizando seu design, foi um dado que saltou à vista.
A nova geração do modelo cumpre plenamente esta expectativa. Um design mais elaborado traz o desejado impacto visual, que visa estimular o aspecto aspiracional dos motociclistas, mesmo sendo a NXR Bros, desde sempre, um modelo de entrada no mundo trail/adventure.
Importante mencionar que, paralelamente a novas formas, a modernização da NXR Bros mirou elementos de grande relevância no âmbito da segurança e satisfação do usuário, como, por exemplo, a iluminação por LED no farol e lanterna traseira, um assento mais confortável e um quadro de instrumentos atraente e informativo.
A mencionada satisfação dos clientes com o desempenho da NXR Bros não impediu de trazer para a nova geração itens que contribuirão para uma experiência ao guidão ainda melhor, sem que isso tenha alterado características reconhecidamente positivas do modelo como a robustez, facilidade de pilotagem, economia de combustível e baixo custo de manutenção.
A missão de adequar o motor para atender a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5 veio atrelada ao aperfeiçoamento de aspectos da ciclística. A adoção de uma suspensão dianteira inédita ou introdução da versão equipada com frenagem ABS teve como claro objetivo o respeito à tradição Honda de constante aperfeiçoamento de seus produtos.
A NXR 160 Bros ABS e NXR 160 Bros CBS representam uma efetiva e ampla modernização em um modelo renomado e consolidado no mercado brasileiro, uma vez que conforme os dados de emplacamentos divulgados pela FENABRAVE, a Bros é o modelo mais vendido no segmento trail. Uma comprovação evidente de que qualidade construtiva, tecnologia, excelência no pós-venda e um valor de revenda campeão são motivos mais do que suficientes para escolher uma Honda NXR Bros.
Características principais
Seguindo uma tecnologia aplicada às novíssimas Sahara e Tornado, a NXR 160 Bros 2025 traz o tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas, com amplas carenagens laterais. A solução, além de permitir liberdade de formas em uma área muito importante no quesito aparência, favorece a manutenção. Em caso de eventuais tombos o reservatório de combustível é preservado, e a recuperação ou troca da parte plástica danificada tem custo e tempo de manutenção reduzido.
A nova conformação do assento cumpre um duplo papel nas novas NXR 160 Bros, garantindo mais conforto por ser mais largo, e evidenciando o aspecto estético mais atual, além de ter os dois níveis mais acentuados. Tal recurso atende ao condutor, que assim encontra-se em posição mais integrada à moto, como também oferece a um eventual passageiro maior liberdade de movimentação sem incomodar o piloto. Outro item novo na NXR 160 Bros 2025 é a pedaleira de garupa, agora de alumínio, uma mudança positiva do ponto de vista estético e prático.
O cuidado construtivo dedicado da Honda é, reconhecidamente, um diferencial da marca. Na NXR 160 Bros 2025 o refinamento técnico e estético se percebe em detalhes como a nova passagem do duto de freio que parte do manete direito, cujo posicionamento permite uma visualização do painel sem interferências.
O quadro de instrumentos da NXR 160 Bros 2025 é novo, sempre digital, e segue o padrão blecaute. Traz como novidade um útil indicador de marcha engatada além de indicador de consumo médio, nível do tanque de combustível, velocímetro, conta-giros e hodômetro total e parcial (A e B).
Um item de muita utilidade, a porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistema de navegação, é outra novidade da NXR 160 Bros 2025. O dispositivo foi posicionado na proximidade do painel, de modo a permitir fácil acesso e, ao mesmo tempo, estar convenientemente protegido de intempéries.
A ergonomia da NXR 160 Bros 2025 foi outro ponto de grande evolução por conta de itens como o assento redesenhado, novo guidão, conformação do tanque diferente e o reposicionamento das pedaleiras. O resultado é uma postura mais relaxada para o condutor, que encontrará maior conforto para as pernas durante a pilotagem. A modificação na posição do condutor não alterou a distância do assento em relação ao solo, que foi contida ao mesmo valor da antiga NXR Bros, 836 mm.
Motor
O sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas. A potência máxima da NXR 160 Bros 2025 é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 kgf.m com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm. Outra novidade da NXR 160 Bros 2025 é o filtro de combustível separado da bomba, que reduzirá o custo de manutenção.
Os índices de emissões de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e os NOx (óxidos de nitrogênio) foram reduzidos em respeito ao PROMOT 5. O mesmo vale para as emissões evaporativas em virtude da instalação de um cânister, filtro destinado à absorção do vapor emanado pelo combustível. Também na medição de ruído parado houve decréscimo, alcançando índice abaixo ao valor estabelecido.
A NXR 160 Bros 2025 recebeu uma pequena alteração no câmbio de cinco velocidades: a quinta marcha está mais longa, o que, na prática implica em um desempenho melhor com a mesma rotação do motor, favorecendo menor consumo em uso rodoviário. Quanto a embreagem, o sistema é o tradicional multidisco em banho de óleo.
Ciclística
O chassi tipo berço semi duplo de aço foi preservado na NXR 160 Bros 2025, uma garantia de robustez e estabilidade. Todavia, para incrementar comportamento dinâmico e a resistência em uso severo, a suspensão dianteira passou a ter tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, com tubos de 31 mmØ. A alteração não comportou em mudança do curso da roda de 19 polegadas (aprox. 48 cm), que é de 180 mm. Na traseira, a suspensão do tipo mono choque oferece um curso de 160 mm à roda de 17 polegadas (aprox. 43 cm). Os pneus são os Pirelli MT60.
A NXR 160 Bros 2025 oferecerá duas opções de sistema de freios: ABS – Antilock Braking System e CBS – Combined Braking System. Na versão NXR 160 Bros ABS o sistema de um canal atua no disco dianteiro, de 240 mmØ com cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O freio traseiro, também a disco de 220 mmØ, tem cáliper de pistão simples de comando hidráulico. A NXR 160 Bros CBS se serve do mesmo tipo de discos de freios e cáliper. Ao acionar o pedal do freio traseiro, aproximadamente 30% da capacidade de frenagem é direcionada ao freio dianteiro simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade, garantindo maior segurança ao usuário. O peso a seco de ambas versões da Honda NXR 160 Bros 2025 é de 125 kg.